Fiquei na dúvida se os drones irão mudar ou se já não estão mudando tudo. Principalmente no que diz respeito ao seu uso em ações de comunicação e eventos. Não vi ainda nenhuma grande ação utilizando-os promocionalmente, mas me lembro já ter visto diversas matérias na TV, em vídeos promocionais e também na transmissão do campeonato de Surf que consagrou o Medida no Hawaii. Vi claro, diversos vídeos produzidos no Burning Man ainda em 2013 como este e já deve ter com certeza alguém fazendo casamentos com um. O certo é que esses aparelhinhos são mesmo fantásticos e prometem mudar realmente tudo daqui pra frente.
Um dos que talvez mais tenham chamado atenção é o Hexo+, principalmente porque ele possui autonomia independente pra voar e com isso ninguém precisa ficar pilotando o bichinho! Ele simplesmente segue o dono! Inicialmente incentivado no Kickstarter (arrecadou mais de US$ 1 milhão, onde a meta era de apenas US$50.000), ele está prestes a ser lançado no mercado e usa GPS pra te seguir e dispens assim o habitual controle remoto. Através de um aplicativo super intuitivo, você pode definir o padrão de navegação, a distância e a altitude do drone. Fazendo-o voar ao redor do dono, criando panorâmicas, zooms e podendo levar os selfies e ativações para um outro patamar. Simplesmente fantástico!
Um outro drone que chamou atenção durante a CES 2015, a grande feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas, foi o Nixie, um microdrone que vira…um relógio de pulso! Ele fica ali, no seu braço, dobrado e, quando acionado, abre-se e decola para seguir seu destino e filmar seu dono onde quer que ele esteja. Uma puta de uma sacada!
Um outro drone interessante que descobri é o Ziphius um drone aquático também incentivado no Kickstarter e pode se tornar uma excelente ferramenta para o uso em ações de marca ou por pura diversão. Como uma lanchinha ele é controlado por um app no iPad/iPhone e pode fazer tanto cenas no fundo da água quanto na superfície. Que venham as ideias! Parece que não há mais restrições pra se criar nada!
Artigo também publicado no Medium